segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Blogueiro de Sucesso


Todo blogueiro quando atinge sucesso escreve um artigo com esse mesmo título. Alguns nos brindam com bons conselhos, porém difíceis de seguir.
A seguir vou comentar do meu ponto de vista os doze pontos que mais aparecem como importantes ou essenciais para uma pessoa se tornar um blogueiro de sucesso. Colocarei no masculino, mas serve para ambos (melhor dizer todos) os sexos.
Também vou atropelar o português e chamar blogue de blog; acho mais simpático.
Observe que todos esses itens foram obtidos na própria internet e eu só os comentarei do meu prisma como blogueiro, ainda que anos-luz longe do sucesso.
Nota: Sucesso como blogueiro não significa necessariamente ganhar muito dinheiro com blog. Lição aprendida com um dos grandes escritores de blog brasileiro que faz grande sucesso e seu blog principal não lhe rende quase nada a não ser boa fama.

Doze passos para o sucesso:

1. CONSCIÊNCIA
A menos que você tenha conseguido sobressair na mídia televisiva ou ao menos tenha tido um vídeo no Youtube com milhões de acessos, Tenha consciência para enfrentar muitas dificuldades, especialmente nos primeiros 6 meses de vida do seu blog, ou muito... Muito mais. Não cometa o erro de achar que seu blog fará sucesso imediato. Só comece esse projeto com pensamento único de fazer a sua parte e que o restante será consequência e coincidências, para os que não acreditam em sorte.

2. OBJETIVIDADE
Ganhar dinheiro com um blog também é um sonho para poucos. Portanto se você acha que vai começar um blog e viver dele, saiba que isso é muito difícil; será melhor tratá-lo como hobby inicialmente até obter ao menos um pequeno reconhecimento no meio, como comentado no item 7. No entanto deve-se ter um alvo de onde se pretende chegar.

3. CONFIANÇA
Imagine que você fez seu blog, escolheu design, templates, as cores, e tudo o mais e agora vai escrever seu primeiro artigo e postar. Depois é só esperar os acontecimentos: à noite assistindo ao Jornal Nacional recebe a notícia, seu blog bateu recordes de audiência e você considerado o blogueiro do ano.
Pode ser que aconteça isso pela primeira vez no mundo e você seja o escolhido, mas tenha confiança e se prepare para o sucesso: ao menos sonhe e aprenda tudo que puder para melhorar cada vez mais em todos os sentidos, e espere acontecer.

4. PERSISTÊNCIA
Quando a adversidade surge, minando sua confiança principalmente pela falta de elogios e retorno, é necessário ter imensa persistência e capacidade de resistência ao infortúnio. A persistência, aliada a uma auto-motivação, criam rapidamente um profissional de grande qualidade, capaz de produzir resultados ainda que em terrenos adversos. Só os mais persistentes conseguem ultrapassar a barreira incrível dos seis meses, e tendo autoconfiança suficiente, o caminho posterior a essa barreira é frutífero e extremamente rentável.

5. PRUDÊNCIA
Todos os itens anteriores te lançam a se atirar de corpo e alma com inteligência nesse campo. Mas aproveite essa qualidade para fazer metas e objetivos coerentes para levar isso adiante.
Milhões de seguidores começam do primeiro seguidor, somado ao segundo, ao terceiro e assim por diante. Audiência também é muito provável que aconteça nessa proporção. Assim, hoje você tem um leitor, amanhã outro até o dia que tiverem muitos. E vai depender do que você produzir pelo caminho.

6. PERSEVERANÇA
Quanto mais perseverante for um blogueiro, mais rápido conseguirá atingir suas metas e objetivos. Portanto faça um planejamento escrito e não desvie seu curso por nada. Se você perder a motivação pode não obter o resultado esperado. Ainda que faça um blog como segunda opção de vida, faça-o seriamente, escreva bons artigos frequentemente. Perseverança é muito importante para que você se mantenha fiel às suas estratégias, independentemente dos resultados do momento. Nunca esmoreça: se você objetivou ter mil pager view hoje e até o momento ninguém abriu sua página, não se suicide. Amanhã será outro dia.

7. RECONHECIMENTO
Família e amigos são ótimos alicerces para começar a escrever um blog, mas não garantem o sucesso. Esses te amam e sempre te apoiarão com carinho, independente da qualidade do seu blog. Conforme as demais pessoas lhe descobrem, lendo o que você escreve e observando o que você posta, acontecem duas coisas simultâneas: você aprende como escrever melhor e seu público passa a segui-lo, lendo o que você oferece de conteúdo.
Dentro dessas possibilidades há boas vertentes, como amigos sugerindo textos, pedindo assuntos, etc.
A crítica também é sempre boa; você apanha, chora um bocado, mas estuda seus erros e corrige, surgindo o merecido reconhecimento.

8. COERÊNCIA
Acredite em seus objetivos com coerência.
Ser coerente é fundamental em qualquer profissão do mundo, especialmente no que diga respeito à internet. Isto significa que é extremamente importante você manter-se fiel aos seus princípios, às suas ideologias e fundamentalmente à sua experiência. Evite falar de coisas que não sabe completamente ou não domina. Use uma maneira prática e simples.
Adotando no blog o seu estilo próprio é mais fácil de ser coerente entre aquilo que faz e aquilo que deseja que os seus leitores façam. Quanto mais personalizar as suas postagens relativamente às coisas que você pratica, maior será o seu sucesso. Não se esqueça que os leitores gostam sempre de se identificar com o autor.

9. CORAGEM
Ter consciência das dificuldades, e todos os outros aspectos até aqui abordados é o ideal e essencial para ser bem sucedido na blogosfera. No entanto, de nada valem os itens anteriores se o blogueiro não tiver a coragem de assumir as responsabilidades e riscos inerentes ao resultado dos seus objetivos. Só com coragem se consegue competir com a concorrência, enfrentar a inveja alheia, gerir as dificuldades e cumprir objetivos. Ainda que nesse campo um blog seja quase um paraíso. Explicando: a grande maioria dos blogueiros está sempre a fim de ajudar, recomendam, sugerem, apontam erros, oferecem apoio, etc.

10. DISTINÇÃO
Num ambiente onde existe atualmente uma infinidade de blogs, é cada vez mais complicado conseguir sobreviver e sobressair. No entanto, todos os dias inúmeras pessoas procuram por informação que seja explicada de uma forma diferenciada. Pode ser precisamente esse o fator diferenciador que irá conseguir fazer projetar justamente o seu blog. Se você pretende apenas imitar ou copiar algo existente, é bem provável que acabe fracassando. Entretanto, revisitando o velho guerreiro Chacrinha, que vivia dizendo a celebre frase “Nada se cria, tudo se copia!”; se você resolver copiar, ao menos maquie à sua maneira. Afinal premir Ctrl+c depois Ctrl+v puro e simples não funciona; é preferível colocar um link ao texto original.

11. NOVIDADE
Nada atrai mais que o novo, moderno, e atual. Portanto fique atento nos acontecimentos. Outros detalhes que nada tem de novos, mas contribuem: pitadas de humor que podem ser singelas palavras que só os mais inteligentes entenderão. Imagens coloridas e alegres, que você pode produzir com o seu próprio telefone celular ou telemóvel como preferem os lusitanos. Enfim, tente sobressair com qualidade, faça o que você procura e não encontra.

11. RESPEITO
Desde o seu idioma, a tudo o mais. Respeito cabe em qualquer lugar e é até uma obrigação da pessoa candidata a se tornar pública. Porque o blogueiro é como qualquer outro ser humano com qualidades públicas, têm direitos e deveres iguais e esse é o quesito fundamental. Lógico que o blogueiro tem opinião particular, mas se essa for contra o direito de outros, melhor não divulgar. A menos que seja uma denúncia com provas irrefutáveis.

12. AMOR
Por fim saiba que você só conseguirá ser um blogueiro de sucesso, assim como tudo em sua vida, se fizer com AMOR, independente de qualquer outra coisa; e de preferência maiúsculo como no item. Pois só assim você terá se colocado de corpo e alma nesse projeto.
Se não conseguir cumprir todos os itens, mas tendo feito esse, tenha certeza, mais dia, menos dia você será um grande sucesso. Nesse dia me escreva, terei prazer em lhe homenagear com um post.

Nenhum comentário: