sábado, 14 de fevereiro de 2009

História do dia dos namorados

Há diferentes opiniões quanto à origem do Dia dos Namorados. Alguns especialistas afirmam que é oriunda como homenagem à São Valentim, um romano que foi martirizado por se recusar a desistir do cristianismo.
Ele morreu em 14 de fevereiro de 269 dC, no mesmo dia em que tinha sido dedicada à loteria do amor, chamada Lupercália, que era comemorada no dia 15 de fevereiro, mas assim como fazemos hoje em dia no Natal, as festividades se iniciavam na véspera.
Outros aspectos da história dizem que o São Valentim serviu como um sacerdote fazendo casa\mentos no templo durante o reinado do Imperador Claudius, que mandou prender Valentim por desacato e desafio de suas ordens.
Em 496 dC, o Papa Gelasius determinou que no dia 14 de fevereiro fosse dedicado à honra dos Namorados. Gradualmente nesta data, começou a se trocar mensagens amorosas. Sendo que dessa maneira o São Valentim tornou-se o patrono dos namorados.
Aos poucos a data foi marcada por se enviar além das mensagens, também poemas simples e brindes, como flores.
Houve muitas vezes que fizeram também encontros sociais ou jogos. Nos Estados Unidos, é dado crédito para Esther Howland por enviar a primeira mensagem de cartões de São Valentino. Cartões comerciais do dia de São Valentino foram introduzidos no ano de 1800, e até nos dias de hoje são muito comercializados neste país.
Na cidade de Loveland (Terra do Amor, no português) no Colorado, este dia é um grande negócio para os correios. O empirismo da data de são Valentino atua e são enviadas mensagens, com versos sentimentais e as crianças trocam cartões na escola.
Existem dezenas de histórias contando esta data, escolhi esta por ter sido a primeira que conheci e inclusive escrevi diversas matérias contando-a, inclusive em matutinos e blogs estrangeiros.
Aqui no Brasil a data foi comemorada até que os políticos resolveram mudar para não conflitar com o carnaval. E assim o nosso país é dos poucos que não comemoram nesta data.
Mesmo assim, desejo feliz dia dos namorados a todos os românticos de plantão, assim como eu. E aproveito para mandar um beijo para duas pessoas muito especiais, minha amada Luiza e para minha irmã e amiga Miriam, pelo aniversário.

3 comentários:

Thaisa Lima disse...

Oii tudo bem? Desculpe a demora o tempo está muito corrido..pus as fotos do lança no Cafe em Março farei outro na Leitura aqui em Minas tambem irei para o Rio na Bienal em setembro..
o livro por enquanto está sendo vendido aqui somente...

agradeco de coraçao seus elogios e aceito sim os parabens!!
beijo grande

Juliana Oliveira disse...

Olá!!
Muito obrigada pelos comentários e elogios! Fico doida pra ter meus bebês e quando vi a felicidade daquelas mulheres, nossa...rs Deve ser maravilhoso! Quem dera competirmos! rsrs Só gostei do clima sabe! Muito 10! Abraço e excelente semana!!!!
Juliana

Unknown disse...

Vim lhe agradecer pela visita, muito obrigado.
Fique avontade para voltar mais vezes.