terça-feira, 29 de novembro de 2011

Plasma, LCD ou LED?


Aproveitando a minha vertente técnica de formação, amigos sempre me ligam para que eu lhes explique qual seria a diferença entre essas opções. Entretanto o assunto é muito complexo e longo, o que demandaria tempo desnecessário, tanto escrevendo quanto lendo.
Resolvido que bastaria uma comparação superficial daquelas que se faz ao telefone; descreverei em poucas linhas como avaliar, dependendo do uso.
A tecnologia Plasma foi o impulso inicial para substituir o cinescópio (tubo de raios catódicos). E cumpriu muito bem esse papel, a imagem assemelha-se ao primeiro. Ainda que se perca em definição.
Com o aprofundamento das pesquisas chegou-se ao uso do cristal liquido (LCD) que além de melhorar a definição, economiza energia elétrica em relação aos anteriores.
Já o LED, que na verdade é também um LCD melhorado, tem a melhor definição entre os comparados.
Quanto à utilização, o pensamento deve ser:
Como televisor – podem ser usados todos os tipos, dependendo apenas do tamanho do ambiente, incluindo lugares bem iluminados por luz solar.    
Como monitor – se o pensamento for economia direta, prefira o LCD ao LED, no entanto o segundo economiza em energia e tem melhores respostas do ponto de vista técnico.
A partir dos próximos anos não haverá mais transmissão analógica, portanto deve-se preparar para a tecnologia digital.
Invista apenas o necessário atualmente, pois em pouco tempo tudo irá mudar. O futuro será a projeção: um aparelho do tamanho de uma caixa de fósforos oferecendo imagens gigantes, com alta definição e qualidade para qualquer ambiente.    

Nenhum comentário: