sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guarulhos já tem grupo do Freecycle


Guarulhos ganhou um grupo do Freecycle

Nesta sexta-feira a Comunidade Amigos de Verdade obteve autorização para moderar mais um grupo, são centenas mundo afora. Todos no idioma português.

Se você ainda não conhece o Freecycle leia esse post

O que é



Criado em 2003 por Deron Beal em Tucson, Arizona nos Estados Unidos com o objetivo principal de auxiliar no direcionamento de objetos desnecessários (embora ainda úteis) para ONGs as quais podem fazer bom uso desses itens, o Freecycle está presente em mais de 75 países, onde milhares de grupos locais têm milhões de participantes. O Freecycle une pessoas que possuem objetos que não precisam mais a pessoas que podem estar precisando destes objetos. O objetivo é deixar objetos em condições de uso fora dos depósitos de lixo. Ao utilizar o que já temos reduzimos o consumismo, fabricamos menos mercadorias e diminuímos o impacto dos depósitos de lixo sobre a Terra. Outro benefício da utilização do Freecycle é que ele nos encoraja a nos desfazer de coisas que não precisamos mais, ao mesmo tempo que ajudamos a comunidade local.

No Brasil o Freecycle já possui grupos em várias cidades. O Grupo Guarulhos Freecycle foi criado para promover a cultura e filosofia Freecycle do reaproveitamento e reciclagem de objetos e atender principalmente ONG's de Guarulhos e da Região Norte e Leste de São Paulo como um todo na aquisição de bens úteis embora não mais necessários pra quem os oferece, defendendo com isso o reuso de objetos e promovendo a consciência da responsabilidade ambiental e social na região, participe.

Como Funciona


Para Oferecer/Solicitar Objetos Utilize os seguintes Assuntos para as Mensagens

OFEREÇO: sofá, centro da cidade.
DOADO: sofá [Usado para indicar aos outros que o item oferecido já foi doado.]
PROCURO: sofá, qualquer condição. [Utilize este cabeçalho moderadamente e não peça dinheiro. E, claro, não peça itens extravagantes como um anel de diamantes.]
ENCONTREI: sofá. [Usado em resposta ao PROCURO, para indicar aos outros membros que não lhe enviem mais propostas.]

A troca de mensagens ocorre a partir de uma lista de e-mails onde todos os cadastrados podem oferecer ou solicitar itens, utilizando pra isso assuntos específicos, conforme a tabela ao lado.
Quando você quiser encontrar um novo lar para algo, basta enviar um e-mail OFERECENDO-O para os membros do grupo. Ou se você estiver procurando por algo, basta responder a uma OFERTA de um membro, e provavelmente irá obter o que procura. Depois disso, cabe ao doador decidir quem recebe o presente e combinar a coleta para passar o item adiante (as respostas para as ofertas/solicitações são enviadas diretamente para o remetente). Você pode até mesmo postar uma mensagem de PROCURO para o grupo, porque pode ser que alguém tenha exatamente o que você realmente precisa.

Ongs e Instituições Carentes de Guarulhos e da Comunidade ADV estão cadastradas na lista e são devidamente identificadas, todos os participantes são incentivados, portanto, a colaborar com o direcionamento de objetos reutilizados demandados por estas instituições.

A lista de Ongs Cadastradas será oportunamente colocada à disposição dos participantes.

Regra principal: Tudo postado deve ser grátis, legal e adequado a todas as idades.

Para mais informações entre em contato com os moderadores da lista pelo e-mail: rsvpgold@yahoo.com.br


Participe


Para se cadastrar inclua seu e-mail abaixo e responda a mensagem que receber pra confirmar a inscrição. Você pode se cadastrar também diretamente pelo site do grupo no Yahoo Grupos (nesse caso é necessário ter cadastro no Yahoo).

ISENÇÃO: OS MEMBROS DA REDE FREECYCLE UTILIZAM A LISTA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO. Tome medidas razoáveis para proteger sua segurança e privacidade ao postar na lista ou participar de uma doação. Ao se unir à lista, você concorda em não responsabilizar proprietários e mediadores da lista nem qualquer associado da Rede Freecycle por qualquer circunstância resultante de uma doação.

Colaboradores


O Guarulhos Freecycle conta com os seguintes colaboradores voluntários:

* Ribeiro Madeira
* Zelito Regis
* Alan Regis

O objetivo dos colaboradores é manter o serviço dentro dos propósitos do Freecycle mundial, moderando as mensagens da lista para garantir que somente objetos legais, gratuitos e adequados a todas as idades sejam disponibilizados. Os colaboradores também têm a função de entrar em contato com ONGs e Instituições Guarulhos e da região norte que possam se beneficiar com o redirecionamento de objetos, assim como empresas que auxiliem no repasse de objetos reaproveitáveis de forma gratuita.

O grupo está aberto à participação de voluntários para o auxílio nessas funções. Basta entrar em contato pelo e-mail: rsvpgold@yahoo.com.br manifestando sua vontade em ajudar. O requisito é ser morador de Guarulhos ou proximidade e ter uma vontade sincera de colaborar com a filosofia Freecycle.

3 comentários:

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Escrevi um livro virtural e o dediquei a todos os seguidores e leitores do manual. Espero que aceitem este singelo presente. Aproveito o ensejo para desejar a todos um natal regado de muita paz e comunhão e um 2010 repleto de paz, saúde e que o melhor se realize. Sempre!
Bjs a todos e até 2010!
Caro Regis, obrigada pela enriquecedora parceria. Espero que leia e livro e, se gostar, ajude-me a divulgá-lo.
Um lindo natal para você e todos os seus.
http://www.bookess.com/read/2310-o-manual-do-inseguro/

Puckett disse...

Olá!!
Passando para deixar um abraço e avisar que meu Bloginho está completando 1 aninho!
Gostaria da sua presença, comemore comigo deixando sua marquinha...
Também ofereço meu Selinho, se gostar, pode levá-lo com você!
Beijos ♥
Isabella,
www.talkisabella.blogspot.com

Hana disse...

Olá, passeando acabei aqui, aquiencontramos muitas informações virei sempre que puder e ja estou seguindo.
venha visitr meu cantinho da harmonia quandod puder.
com carinho
Hana